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Para ler

 

OUTROS SITES

Center on the Developing Child, Universidade de Harvard, investigação sobre o impacto do trauma e da negligência no cérebro.

Child Welfare Information Gateway, pertence ao Children’s Bureau, Administration for Children and Families, do U.S. Department of Health and Human Services, e oferece acesso a publicações e recursos que ajudam as famílias.

Creating a Family, conselhos sobre adopção e acolhimento, com vídeos, podcasts e cursos para pais, assistentes sociais, familiares e amigos.

American Academy of Pediatrics, site com acesso a documentos simples que podem ajudar pediatras, pais e psicólogos a compreender melhor os efeitos do trauma no cérebro. 

Adopted Reading, sugestões de livros escolhidos por adoptados sobre adopção.

The Karyn Purvis Institute of Child Development procura ajudar crianças que sofreram os efeitos de um trauma, de abusos ou negligência, conduzindo pesquisas que ajudam a compreender as necessidades emocionais complexas destas crianças e que procura auxiliá-las a ultrapassar desafios sociais, comportamentais e emocionais.

FICHAS DE APOIO – Trauma
FICHAS DE APOIO – Tipos de adopção
FICHAS DE APOIO – Adopção
FICHAS DE APOIO – Pais biológicos
FICHAS DE APOIO – Parentalidade
FICHAS DE APOIO – Saúde
FICHAS DE APOIO – Crianças /Jovens
FICHAS DE APOIO – Irmãos
FICHAS DE APOIO – Para saber conversar com as crianças /jovens sobre permanência
FICHAS DE APOIO – Escola
FICHAS DE APOIO – Alimentação
FICHAS DE APOIO – Sono
LIVROS IMPORTANTES

Johanne Lemieux, La normalité adoptive: les clés pour accompagner l’enfant adopté, Montreal: Éditions Quebec, 2013.

A autora desenvolve o conceito de normalidade adoptiva, ajudando os pais a reconfigurar as suas expectativas sobre a criança, para que seja possível aceitar as suas forças e fragilidades, e fornecendo soluções práticas para lidar com problemas comuns que vão surgindo no dia-a-dia das famílias adoptivas. A autora critica a ideia de que os pais adoptivos não precisam de uma formação específica e foca-se na descrição de modos de identificação de problemas e soluções. O livro tem ainda um conjunto de fichas com sugestões de brincadeiras e actividades, de que os pais se podem socorrer quando necessário.

The A-Z of Therapeutic Parenting: Strategies and Solutions

Este livro descreve comportamentos comuns em crianças que têm dificuldades de vinculação e/ou que sofreram experiências de trauma durante a infância, sugerindo formas práticas e simples de lidar com cada desafio (desde comportamentos agressivos às dificuldades para dormir).

Karyn B. Purvis, David R. Cross, Wendy Lyons, The Connected Child: Bring Hope and Healing to Your Adoptive Family, NY: McGraw and Hill, 2007.

Escrito por psicólogos que se especializaram em adopção e vinculação, The Connected Child transformou-se num livro fundamental para as famílias que adoptam e acolhem crianças, ajudando os pais a lidar melhor com problemas comportamentais, a disciplinar a criança sem que ela se sinta ameaçada e a criar laços de afecto. No contexto português, em que muitas famílias ainda crêem que «uma palmada nunca fez mal a ninguém», este livro é fundamental, pois ajuda a perceber como a aplicação de um certo tipo de disciplina em crianças que sofreram traumas não só não ajuda a criar laços, como muitas vezes piora o seu comportamento. Os autores focam-se na descrição de soluções firmes, sem trazer ao de cima traumas passados, reforçando-se assim a ligação saudável entre pais e filhos/as.

Ana Kotowicz, Adotar em Portugal, Um guia para futuros pais, Lisboa: Livros Horizonte, 2008.

«A burocracia, a legislação, o começo da avaliação, os testes e a visita a casa, a ida a tribunal são alguns dos temas discutidos neste livro: responder com verdade a estas perguntas, explicar como é o processo de adoção em Portugal, como se pode desencadeá-lo, como é que uma criança passa de institucionalizada a adotável.
E histórias. Muitas histórias de quem já viveu a adoção. “O que acredito é que em Portugal não se fala sobre este assunto. Não sei se a adoção é um tabu ou se simplesmente não interessa às pessoas. Uma das mães que entrevistei, a Sofia, tem uma teoria bem definida e tendo a concordar com ela. Chega-se à adoção, na maioria das vezes, depois de se lidar com a infertilidade e este é um assunto que ninguém gosta de discutir. Foi o nosso caso e foi o caso da maioria dos casais com quem falei.” Vamos então falar sobre adoção?»

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Maria Sequeira Mendes, Adopção Tardia, Lisboa: FFMS, 2021. 

Segundo dados recentes existem, em Portugal, sete vezes mais candidatos a adopção do que crianças em situação de adoptabilidade. Ainda assim, é elevado o número de crianças e jovens que cresce em instituições de acolhimento. Porquê?

Este livro aborda a enorme disparidade existente entre a idade das crianças desejadas pelos candidatos a adopção e as características das crianças adoptáveis. Desencadeado por um conjunto de conversas com famílias que adoptaram crianças a partir dos sete anos de idade, procura desmistificar as supostas dificuldades acrescidas de uma adopção tardia. Pretende, sobretudo, ajudar os candidatos a pais e os pais adoptivos a conhecerem melhor a realidade, contrariando tanto os mitos catastrofistas como uma ideia idílica de família.

The A-Z of Therapeutic Parenting: Strategies and Solutions descreve comportamentos comuns em crianças que têm dificuldades de vinculação e/ou que sofreram experiências de trauma durante a infância, sugerindo formas práticas e simples de lidar com cada desafio (desde comportamentos agressivos às dificuldades para dormir).

Deborah Gray, Attaching in Adoption: Practical Tools for Today’s Parents, London: Perspectives Press, 2002.

Este clássico sobre adopção é um guia detalhado e útil para futuros e actuais pais, que os ensina a compreender melhor as crianças adoptadas e a promover laços afectivos estáveis. O livro dá aos pais estratégias práticas para melhorar a felicidade e a saúde emocional de cada criança. Também explica como podem o trauma e a tristeza afectar o desenvolvimento emocional de cada criança e como melhorar a vinculação, a cooperação e a confiança.

Katja Rowell, Love Me, Feed Me: The Adoptive Parent’s Guide to Ending the Worry About Weight, Picky Eating, Power Struggles, S.l.: Family Feeding Dynamics, 2012.

A relação das crianças adoptadas ou em acolhimento com a comida não é fácil. Muitas vezes, foram alimentadas à força, não tiveram comida suficiente ou não a tiveram quando dela precisavam. Love Me, Feed Me é um guia prático que tem o propósito de ajudar as famílias adoptivas e de acolhimento a criar uma relação saudável à mesa, levando as crianças a experimentar alimentos variados, a eliminar lutas de poder e a ter refeições prazenteiras à mesa.

Rachel Staff, Parenting Adopted Teenagers – Advice for the Adolescent Years. S.L.: Jessica Kingsley Publishers, 2015.

Como podem os pais adoptivos navegar os desafios da adolescência? Este guia tem conselhos úteis, que permitem aos pais compreender melhor o impacto do trauma no desenvolvimento de uma criança e conhecer os desafios específicos que podem surgir na adolescência.

Neurologicamente, nesses momentos de tensão, os filhos/as nada aprendem, logo, tendem a repetir o erro à primeira oportunidade. As crianças só apreendem a mensagem quando as conseguimos acalmar. É esse o primeiro passo. Depois, em vez de se aplicar um longo e inútil sermão, é preciso usar poucas palavras, incisivas e firmes. E o mais importante é repetir a história: atiraste o prato, estragaste os cereais. Nessa altura, elas percebem. E é então que os pais podem conduzir o comportamento da criança para a direcção pretendida.

Daniel J. Siegel, Tina Payne Bryson, Disciplina sem Dramas, Lisboa: Casa das Letras, 2018.

Está na casa de amigos quando o seu filho/a começa uma birra épica. O que vai fazer? Castigá-lo? Dar-lhe um sermão? Qualquer das soluções pode funcionar naquele momento. Mas os efeitos a longo prazo serão praticamente nulos. E, passado pouco tempo, terá de enfrentar nova crise, mais gritaria e desgaste… O cérebro das crianças e adolescentes é muito diferente do nosso. E o modo como reagem a berros, palmadas ou a castigos clássicos é o contrário do que esperamos.

Neurologicamente, nesses momentos de tensão, os filhos/as nada aprendem, logo, tendem a repetir o erro à primeira oportunidade. As crianças só apreendem a mensagem quando as conseguimos acalmar. É esse o primeiro passo. Depois, em vez de se aplicar um longo e inútil sermão, é preciso usar poucas palavras, incisivas e firmes. E o mais importante é repetir a história: atiraste o prato, estragaste os cereais. Nessa altura, elas percebem. E é então que os pais podem conduzir o comportamento da criança para a direcção pretendida.

Katie Naftzger, Parenting in the Eye of the Storm – The Adoptive Parent’s Guide to Navigating the Teen Years,  S.L.: Jessica Kingsley Publishers, 2017.

Katie Nafztger é uma psicóloga familiar que foi adoptada, o que lhe dá uma sabedoria particular perante a adopção. Este manual ajuda os pais adoptivos a manterem a calma no meio da tempestade que podem ser os anos da adolescência, descrevendo as ferramentas mais importantes que ajudarão o seu filho/a a navegar com confiança a adolescência. A autora descreve quatro objectivos para os pais:

  • Em vez de salvar, responder;
  • Estabelecer limites-sensíveis e regras de base;
  • Ter conversas que estabelecem uma ligação com o adolescente;
  • Ajudar o adolescente a imaginar o seu futuro.

Lindsey Biel, Raising a Sensory Smart Child, London: Penguin Books, 2009.

Este livro é imprescindível para as crianças com dificuldades sensoriais – aquelas para quem processar as emoções do dia-a-dia é um desafio e que apresentam comportamentos inusuais perante o toque, o movimento, o cheiro ou o som. Os desafios sensoriais afectam muitas vezes as crianças que sofreram um trauma ou negligência na primeira infância, pelo que poderá identificar neste livro comportamentos que a sua criança apresenta,  aprendendo a lidar melhor com eles.

Carol Kranowitz, The Out-of-Sync Child Has Fun, Revised Edition: Activities for Kids with Sensory Processing Disorder (The Out-of-Sync Child Series), S.L. USImports, 2006.

Este guia muito acessível onde se examinam as questões sensoriais, A Criança Fora de Sincronização, tocou os corações e as vidas de milhares de famílias. Neste livro, Carol Stock Kranowitz apresenta mais de cem actividades lúdicas especialmente projectadas para crianças com SPD. Cada actividade deste livro inspirador e prático é SEGURA – Sensorial-Motora, Apropriada, Divertida e Fácil –, para ajudar a desenvolver e organizar o cérebro e o corpo da criança. Se o seu filho/a enfrenta desafios com o toque, o equilíbrio, o movimento, a posição do corpo, a visão, a audição, o olfacto e o paladar, o planeamento motor ou outros problemas sensoriais, este livro apresenta jogos divertidos e envolventes que permitem responder às situações quotidianas.

David M. Brodzinsky, Marshall D. Schechter, Robin Marantz Henig,  Being Adopted: The Lifelong Search for Self,  S.L: Anchor Press,1992. 

Um dos primeiros livros, e ainda hoje um dos melhores, a explorar o impacto perene de ser adoptado e a normalizar as questões que muitas pessoas adoptadas sentem. Este livro melhorou a vida de muitas pessoas adoptadas e deveria ser de leitura obrigatória para todos os pais adoptivos. O Dr. David Brodzinsky foi entrevistado várias vezes no programa de rádio Criar Uma Família: «A adopção fora da ordem de nascimento» e «Problemas de saúde mental com crianças adoptadas».

Deborah N. Silverstein e Susan Livingston Smith, Siblings in Adoption and Foster Care: Traumatic Separations and Honored Connections, S.L: Praegar, 2008.

Este livro de Deborah N. Silverstein e Susan Livingston Smith mostra como o relacionamento entre irmãos é emocionalmente poderoso e importante, dando às crianças uma sensação de continuidade ao longo da vida, que é por vezes mais relevante do que a que estes estabeleceram com os seus pais biológicos.  Este livro é trata de forma abrangente as questões que os irmãos enfrentam durante o acolhimento ou a adopção e discute maneiras práticas de cultivar laços entre irmãos e estratégias de saúde mental para apoiar esses relacionamentos, problematizando também o direito legal de os irmãos estarem juntos e as questões presentes na adopção internacional.